Páginas

Mesquita Hassan II

Situada num dos bairros mais populares de Casablanca, a Mesquita Hassan II é o templo mais alto do Mundo e a segunda maior, a seguir a Meca, com a capacidade de 25 mil lugares só no seu interior.


Mesquita



Desenhada pelo arquiteto francês Michel Pinseau, por ordem do rei Hassan II - pai do atual rei, Mohammed V - a sua construção levou mais de oito anos.
Iniciada em 1985, só em 1993 foi terminada, pelo custo total de 5494 milhões de dirhams.
Consta que o edifício de telhado verde e a arte representada em cada recanto seu, contou com pelo menos dez mil artesãos marroquinos, que trabalharam a mármore, o granito, a madeira, os mosaicos e o estuque.

Casablanca

Para além da grandeza de um minarete com 200m de altura, a mesquita também se evidencia pelas técnicas modernas, como um laser que aponta para Meca e pode ser visível a pelo menos 30km.

Marrocos

Muito criticada, por ser uma construção tão cara e por ter sido demolido um antigo bairro no lugar, hoje em dia é uma das poucas mesquitas que permitem a visita de turistas e não-muçulmanos.
Essa permissão é uma forma de mostrar a religião de Alá aos não crentes e fiéis de outras religiões.

Marrocos

Por 120 dirhams, já com guia (obrigatório), pode apreciar o interior do edifício, que além da mesquita, tem ainda uma madrassa (escola muçulmana dedicada ao estudo do Alcorão), sala de conferência, os banhos ("hammans), biblioteca, museu e um parque subterrâneo.

Casablanca

No entanto, como em qualquer outra mesquita, não é permitido entrar calçado, pelo que terá que transportar o seu num saco que dão à entrada e caminhar descalço.

Casablanca

Nas horas de oração, as visitas são encerradas e só os muçulmanos podem entrar para ouvir o Alcorão, enquanto o tecto da mesquita abre, para que os crentes possam rezar "a ver o céu e o mar", como era o desejo de Hassan II.

Marrocos

A localização da mesquita junto ao Mar foi propositadamente pensada pelo rei, que se inspirou no versículo do Alcorão: "O trono de Deus estava sobre as águas".
É por isso, também, que no centro da sala de oração corre um circuito fechado de água do mar, a mesma que serve ao ritual de purificação.


 A Mesquita Hassan II é uma lufada de ar fresco, com um recinto exterior onde as mães passeiam os filhos, as famílias se encontram e os turistas apreciam a vista do mar e da imponência.

Em Marrocos, não pode perder uma visita à mesquita... Afinal, o Mundo também está à sua espera! 🌍🙏

Sem comentários:

Enviar um comentário